Parcerias internacionais no setor do digial

Uma Visão para a Cooperação Global

A Comissão Europeia apresentaram recentemente uma visão para a ação externa da União Europeia no domínio digital. Esta nova Estratégia Digital Internacional reafirma o compromisso da UE em construir parcerias internacionais alinhadas com os seus valores fundamentais.

No cenário geopolítico atual, a revolução digital redefine economias e sociedades. Desta forma a UE posiciona-se como um parceiro estável e fiável, aberto à cooperação digital com aliados e parceiros. Enquanto a UE investe na competitividade interna em áreas como a inteligência artificial ou os semicondutores, irá igualmente trabalhar com parceiros globais para apoiar as suas próprias transições digitais.

Objetivos da Estratégia
  • Expandir parcerias internacionais: Aprofundar parcerias e diálogos existentes, estabelecer novas colaborações e fomentar uma nova Rede de Parcerias Digitais. Esta abordagem fortalecerá a competitividade tecnológica e a segurança da UE e dos seus parceiros.
  • Implementar uma Oferta de Negócios Tecnológicos da UE: Combinar investimentos dos setores público e privado da UE para apoiar a transição digital de países parceiros. Esta oferta incluirá as Fábricas de IA, investimentos em conectividade segura e fiável, Infraestrutura Pública Digital, cibersegurança e outros componentes.
  • Fortalecer a governança digital global: Promover uma ordem digital global baseada em regras, em conformidade com os valores da UE.
Áreas Prioritárias de Cooperação
  • Infraestrutura digital segura e fiável: Essencial para desenvolvimentos em setores como energia, transportes, finanças e saúde.
  • Tecnologias emergentes: Incluindo IA, 5G/6G, semicondutores e tecnologias quânticas.
  • Governança digital: Promovendo a coesão social, a proteção dos direitos humanos e os princípios democráticos.
  • Cibersegurança: Fortalecer a defesa cibernética dos países parceiros como um investimento na segurança da UE.
  • Identidades digitais e Infraestrutura Pública Digital: Com vista a acordos de reconhecimento mútuo com parceiros-chave para simplificar negócios transfronteiriços e facilitar a mobilidade de cidadãos.
  • Plataformas online: Continuar a promover a proteção de crianças online, a liberdade de expressão, a democracia e a privacidade dos cidadãos.

Esta iniciativa surge na sequência do Conselho Europeu de abril de 2024, que destacou a necessidade de fortalecer a liderança da UE nas tecnologias digitais a nível global. 

Estas propostas serão apresentadas e discutidas em eventos imediatamente após a sua adoção, com o objetivo de iniciar a implementação das ações a nível europeu, nacional e regional.

Para mais informações, consulte o link: https://bit.ly/4e1I032


Deixe um comentário