A União Europeia (UE) encontra-se num momento crucial, enfrentando desafios como as alterações climáticas, conflitos geopolíticos e a crescente competição global. Para garantir a sua prosperidade futura, a UE precisa de se adaptar e reforçar a sua competitividade. 

Três documentos estratégicos recentes – The future of European competitiveness: Report by Mario Draghi, The Future of the Single Market: Report by Enrico Letta, Align, Act, Accelerate: Research, Technology and Innovation to boost: Report from an independent experts lead by Manuel Heitor – oferecem diferentes análises sobre o caminho a seguir. São três documentos que se complementam, oferecendo uma visão abrangente e multifacetada das áreas estratégicas que a UE pode (e deve) abordar para garantir a sua competitividade futura.

Estes relatórios convergem em várias mensagens chave. Em primeiro lugar, destacam a necessidade de impulsionar a inovação, particularmente a inovação disruptiva, como motor de crescimento económico e de resposta aos desafios societais. Sublinham também a importância de aprofundar o Mercado Único, eliminando barreiras e promovendo a integração, para que este funcione como uma verdadeira plataforma de competitividade.

Outro ponto de convergência é a necessidade de reforçar o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), tanto a nível público como privado. Os relatórios defendem um aumento do financiamento público em I&D, a criação de um ambiente favorável ao investimento privado e a promoção de parcerias público-privadas. Sendo também crucial atrair e reter talento, garantindo que a UE se torne num pólo de atração para os melhores e mais brilhantes.

Para além destas mensagens, é proposto um conjunto de ações concretas, estre as quais se destacam:

  • Redução da carga regulatória
  • Impulsionar a inovação, em particular a inovação disruptiva
  • Criação de uma União dos Mercados de Capitais
  • Aprofundar o Mercado Único
  • Reorientação do orçamento da UE
  • Reforço da capacidade de financiamento da UE
  • Atrair e reter talento
  • Resposta aos desafios societais
  • Fortalecimento dos ecossistemas de I&D e digitais
  • Libertação do poder da procura
  • Liderança da UE na cooperação e governação internacionais

Estas estratégias apresentam um roteiro abrangente e coerente para o futuro da competitividade europeia. A implementação eficaz das medidas propostas poderá contribuir significativamente para uma União Europeia mais resiliente, inovadora e sustentável. O sucesso desta transformação dependerá da coordenação eficiente entre decisores, agentes económicos e atores sociais na construção conjunta do futuro europeu.

A concretização desta visão estratégica exigirá um compromisso sustentado e uma execução detalhada das ações propostas, assegurando assim a posição da UE como líder global em inovação e desenvolvimento sustentável.

Referências:

The future of European competitiveness: Report by Mario Draghi

The Future of the Single Market: Report by Enrico Letta

Align, Act, Accelerate: Research, Technology and Innovation to boost: Report from an independent experts lead by Manuel Heitor


Deixe um comentário