A transformação digital na área da saúde é uma realidade crescente a nível Global e Europeu, impulsionada por um conjunto de estratégias regulatórias e iniciativas que visam a criação de um ecossistema de saúde digital interoperável, seguro e centrado no cidadão.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde 2018, estabeleceu as bases para uma plataforma Europeia comum de proteção da privacidade dos dados de saúde, um aspeto fundamental para gerar confiança nos sistemas de saúde digitais.

A Legislação Europeia de Dados (DataAct), juntamente com a Legislação para a Governação de Dados (DataGovernanceAct), e a Legislação para a Inteligência Artificial (AIAct) procuram criar um mercado único de dados, promovendo a partilha de dados de saúde de uma forma segura e equitativa, impulsionando a inovação e a investigação nesta área.

É neste enquadramento que surgiu a proposta para a criação de um Espaço Europeu de Dados de Saúde (EHDS), que visa facilitar o acesso e a partilha transfronteiriça de dados de saúde para fins de tratamento, I&D e desenvolvimento de políticas de saúde. Estas estratégias, em conjunto com outras iniciativas, representam um marco importante na construção de um verdadeiro sistema de saúde digital na Europa, com o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, promover a investigação e a inovação, e capacitar os cidadãos na gestão da sua saúde.

É por isso uma ótima altura para refletir sobre o impacto destas estratégias a nível europeu e nacional, Quais as vossas perspectivas sobre o futuro da saúde digital na Europa? E a nível regional?

Referencias:
General Data Protection Regulation https://bit.ly/3Siiqx7
Transformation of health and care in the digital Single Market https://bit.ly/3Wsoohb
Data Governance Act https://bit.ly/3A2Ieqo
Data Act https://bit.ly/3LSUPzv
AI Act https://bit.ly/3WwCQ7W


Deixe um comentário