Qual o impacto e evolução do crescimento das PMEs em Portugal? e como nos comparamos aos restantes Estados Membro?

Qual o impacto e evolução do crescimento das PMEs em Portugal? e como nos comparamos aos restantes Estados Membro?

Foi lançado recentemente um estudo da Comissão Europeia sobre a evolução e impacto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) na Europa: 𝗦𝗠𝗘 𝗣𝗲𝗿𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗥𝗲𝘃𝗶𝗲𝘄 2024.
Tendo como base este estudo, nos últimos anos, Portugal testemunhou um crescimento notável e uma transformação significativa no setor das PME, refletindo as tendências mais amplas em toda a Europa.

📈 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗘𝗺𝗽𝗿𝗲𝗴𝗼: As PME portuguesas demonstraram resiliência e dinamismo, contribuindo significativamente para o emprego. Em 2023, as PME nacionais registaram um aumento de 2.1% relativamente ao número de pessoas empregadas, refletindo uma recuperação do período pandêmico.
📈 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿: Portugal está entre os sete estados-membros da UE que alcançaram um crescimento do valor real em 2023. Este crescimento aponta para o papel crucial que as PMEs desempenham no impulso ao desenvolvimento económico. Em 2023, o valor acrescentado pelas PME nacionais cresceu 11,6% quando comparado com o ano anterior.
📈 𝗥𝗲𝗰𝘂𝗽𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗣ó𝘀-𝗣𝗮𝗻𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮: De 2021 a 2023, as PME portuguesas não só recuperaram dos impactos adversos da pandemia, mas também superaram as grandes empresas em vários indicadores chave. O número de empresas cresceu 5,4%, e o valor acrescentado real aumentou 4,5% durante este período.

A nível europeu três áreas desenvolveram-se de uma forma mais evidente nos últimos anos:

➡️ A área do 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗹 apresentou o maior aumento relativo do número de empresas (5.4%), e o maior aumento na taxa de emprego nas PMEs Europeias (3.8%).
➡️ A área do 𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 foi a segunda área com maior expansão, tendo apresentado um aumento de 4,5% a nível de empregabilidade (o maior de todas as áreas analisadas) e com um aumento de 3.5% no número de empresas no ramo. De referir que esta foi a área com maior valorização a nivel nacional.
➡️ A terceira área  com maior crescimento global foi a área das 𝗜𝗻𝗱ú𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗰𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗲 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗶𝘀, com um aumento do número de empresas de 2,9% e um aumento de empregabilidade de 3.5%.

O apoio contínuo e o desenvolvimento das PME são cruciais para o crescimento económico nacional. Estas empresas não só criam empregos, mas também impulsionam a inovação e a competitividade no mercado.


Relatório completo: https://bit.ly/3WjRrDL
Relatório sobre evolução das PMEs Portuguesas: https://bit.ly/3Lm0E8d


Deixe um comentário