Falamos muitas vezes da implementação da inovação digital em saúde no SNS, e das vantagens da partilha dos nossos dados de saúde de forma digital.
No entanto ficam sempre as questões: qual é a evolução desta implementação a nível nacional? Como nos comparamos com os restantes 27 países europeus?
Foi lançado recentemente um novo estudo da European Commission sobre a progressão da implementação das soluções de eHealth a nível europeu: 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗗𝗲𝗰𝗮𝗱𝗲 2024: 𝗲𝗛𝗲𝗮𝗹𝘁𝗵 𝗜𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝘁𝗼𝗿 𝗦𝘁𝘂𝗱𝘆. O estudo ajuda-nos a perceber a evolução dos diferentes estados membros nesta área, e indica alguns desafios que ainda terão de ser ultrapassados.
Deste relatório percebemos que de uma forma global, a maturidade da implementação da eHealth a nível europeu tem progredido de uma forma positiva: com uma evolução de 72% em 2022 para 79% em 2023.
Relativamente a Portugal:
Em 2023, a maturidade da implementação eHealth de Portugal foi de 86%, um aumento significativo de 23 pontos percentuais em relação à pontuação de 2022. Esta melhoria impulsionou Portugal do grupo de “beginners” para o grupo de “fast-trackers”, indicando um avanço substancial nas capacidades de eHealth do país.
As áreas específicas analisadas que apresentaram melhorias nos últimos anos incluem:
Categories of accessible health data: Portugal fez progressos substanciais nesta área, particularmente no fornecimento atempado de resultados laboratoriais e relatórios de imagiologia. A pontuação do país nesta área temática aumentou 31 pontos percentuais em 2023.
Access technology and coverage: Portugal expandiu seus serviços de acesso para incluir 26 entidades da Rede Nacional de Cuidados Integrados e estendeu o acesso a fisioterapeutas. A pontuação do país nesta área temática aumentou 20 pontos percentuais.
Access opportunities for certain categories of people: Portugal implementou disposições legais que permitem que os tutores legais possam ter acesso aos dados de saúde do seu tutelado, contribuindo para um aumento de 38 pontos percentuais nesta área temática.
Web accessibility: Portugal garantiu que seu serviço de acesso online cumpre as diretrizes de acessibilidade de conteúdo da web, um passo crucial para a inclusão em eHealth.
Estas melhorias apontam para um reforço nacional da infraestrutura de eHealth e em tornar os dados de saúde mais acessíveis aos seus cidadãos e profissionais de saúde.
No entanto ainda bastante desenvolvimentos serão necessários a nível europeu e nacional nas áreas de imagiologia, dispositivos médicos e implantologia, relatórios de alta hospitalar e procedimentos médicos.
Acesso ao relatório completo e análise por país: https://bit.ly/4eOlg6r
Sem comentários em Inovação digital em saúde no SNS. Qual a evolução da sua implementação a nível nacional? Como nos comparamos com os restantes 27 países europeus?
Inovação digital em saúde no SNS. Qual a evolução da sua implementação a nível nacional? Como nos comparamos com os restantes 27 países europeus?
